Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Centro > Centro Acadêmico

Centro Acadêmico

por danielrocha publicado 28/03/2017 12h45, última modificação 18/07/2017 09h46

Coordenação Geral

Dened Myller

Ivana Aguiar

 

Coordenação Administrativa

Renan Lima

Jeisybel Dantas

 

Coordenação Financeira

Priscylla Ramos

Luana Leite

 

Coordenação de Formação Política e Planejamento

Iuri Nascimento

 

Coordenação de Comunicação

José Dias Neto

 

O Centro Acadêmico de Medicina Napoleão Laureano – CANAL – é o instrumento legítimo de defesa dos interesses dos estudantes de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, constituindo-se entidade independente, sem fins lucrativos. Encontra-se disposto em arquivo do Centro de Ciências da Saúde,assim como em cartórios da cidade, documentos comprobatórios da existência do CANAL desde 1956. Esta entidade desempenha, desde seus primeiros tempos, importantes fatos da história política não só do movimento estudantil, mas da sociedade paraibana e nacional.

 

Ganhou este nome em homenagem ao Dr. Napoleão Laureano, que graças ao seu desprendimento, a sua dedicação e amor ao próximo, criou-se uma nova consciência de apoio à luta contra o câncer no Brasil. Sua idéia cresceu e resultou na construção, na Paraíba, do Hospital Napoleão Laureano, que hoje ocupa uma posição de destaque entre os nosocômios especializados do Brasil.

 

O CANAL promove desde congressos científicos, seminários, simpósios que abordam temas políticos e de formação médica, assim como espaços de acolhimento e assistência estudantil. Teve papel ativo na elaboração e implementação do Novo Projeto Político Pedagógico, participando da Comissão Permanente de Educação Médica (COPEM), assim como de outros espaços legítimos de construção e proposição da nossa universidade.

 

O atual grupo que se encontra no CANAL (Gestão “Tempos Modernos”) tem tido atitudes muito importantes para o atual contexto em que o curso se encontra, se baseando fortemente na necessidade da melhoria do curso, do Hospital Universitário Laureano Wanderley (HULW) e da construção de um movimento estudantil que consiga pautar as principais discussões que circundam o curso de medicina da UFPB, empoderando dessa forma o setor dos estudantes e podendo a partir disso trazer melhorias concretas para o Curso de Medicina.

 

Tem se destacado também, em âmbito Nacional, na construção dos espaços da Direção Executiva Nacional dos estudantes de medicina(DENEM), onde tenta construir um movimento estudantil resolutivo e que consiga trazer modificações para o ensino médico no Brasil, tendo sempre em mente o importante papel da executiva para a mudança da realidade social em que o Brasil se encontra.

 

Contato:

canalmedicinaufpb@gmail.com