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Projetos de Extensão do Centro - 2014

por CCM publicado 09/08/2017 10h17, última modificação 09/08/2017 10h17

Projetos de Extensão do CCM - 2014 – Resumos dos Projetos Submetidos

1.Título do projeto: Intervenção Precoce: Prevenção do Autismo

  • Coordenador (a): Jacicarlos Lima de Alencar
  • Resumo da proposta: Nossa proposta é trabalhar na construção da subjetividade com bebês e crianças pequenas, trabalho que se fundamenta na teoria psicanalítica. Todo ano escolhemos um registro pulsional, para o qual focamos nossa atenção. Ao longo desses anos pudemos perceber que os primeiros anos de vida, e a forma como o psiquismo da criança se constitui, são fundamentais para a estruturação da personalidade. Mas vem chamando nossa atenção o número crescente de crianças com traços autísticos, que procuram os atendimentos. Também escutamos colegas de outros serviços intrigados e interrogativos referirem o aumento de crianças com traços autísticos que procuram seus consultórios, razão pela qual estamos dedicando uma especial atenção à pesquisa e ao tratamento do autismo nos últimos dois anos e pretendemos continuar, pois tratamentos foram iniciados nos anos anteriores que não podem ser interrompidos. Para isso procuramos informar os serviços que atendem crianças pequenas para identificar os sinais precoces de autismo, para que em seguida essas crianças nos sejam encaminhadas. O projeto constitui também um pólo de pesquisa, pois os casos são permanentemente articulados com a teoria, e esta articulada com a clínica. Nos últimos dois anos, contamos com uma colaboração com os setores da Fonoaudiologia e da Terapia Ocupacional no sentido de promover uma atenção mais integralizada.
  • Palavras- chave: Psicanálise, autismo, subjetividade, linguagem, diversão

 

2.Título do projeto: PALHASUS

  • Coordenador (a): Aldenildo Araújo de Moraes Fernandes Costeira
  • Resumo da proposta: O projeto PALHASUS caracteriza-se pelo foco na humanização, considerando que o processo de cuidado em saúde envolve interações humanas. Esta tem sido uma preocupação histórica na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, uma vez que se observa que essas interações encontram-se limitadas pela ênfase no aspecto técnico e na condição biológica da doença, perdendo a perspectiva dos sujeitos envolvidos. Os participantes, a partir de formação prévia na Oficina do Riso da UFPB, desenvolvem o papel de Palhaços Cuidadores, aperfeiçoando uma tecnologia leve, cujas habilidades dependem do exercício em espaços privilegiados de desenvolvimento do cuidado. O projeto elenca cenários de prática que envolvem pessoas em situações de internação hospitalar e ou de vulnerabilidade social. Enfoca as diversas fases da vida humana, desde a infância à velhice. Essa atuação, além de contribuir na formação dos estudantes, no tratamento e cuidados das pessoas visitadas, repercute nos trabalhadores, ao interagir diretamente com os mesmos e despertar para o auto-cuidado no papel de cuidador. Já houve quatro Oficinas do Riso da UFPB, como forma dos extensionistas e futuros profissionais da saúde desenvolverem o brincar, através da visão da criança, como também se “auto-conhecerem” e desenvolver um conhecimento crítico-reflexivo a cerca das formas de atuação em saúde vigentes, bem como a forma de desenvolver a humanização, tendo sido formados 129 Palhaços Cuidadores. As atuações nos referidos cenários de práticas iniciaram em setembro de 2010, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, atualmente ampliado em cincos campos de atuação e iniciado processo de inclusão de mais um cenário.
  • Palavras-chave: Palhaço, Cuidador, Humanização, Saúde, Cultura

 

3.Título do projeto: Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na atenção básica -PINAB

  • Coordenador (a): Pedro José Santos Carneiro Cruz
  • Resumo da proposta: Esta proposta destina-se a apoiar a mobilização de ações de extensão empreendidas pelo Projeto 'PINAB - Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - em comunidades e instituições do bairro do Cristo Redentor, desenvolvido sob a coordenação de docentes do Departamento de Promoção da Saúde/CCM/UFPB. Assim, serão articuladas por meio da proposta em tela ações realizadas a partir da atuação de seis grupos operativos, um núcleo e dois cursos vinculados ao PINAB, que são: Grupo Saúde na Comunidade, Apoio a Terapia Comunitária, Grupo Idosos, Grupo Saúde do Trabalhador, Grupo Horta e Grupo Escola, Núcleo Intersetorial Segurança Alimentar e Nutricional, Curso de Saúde Comunitária e Curso de Segurança Alimentar e Nutricional. Atuarão estudantes das diversas áreas do conhecimento, além de nutricionistas e docentes. Possui três frentes de atuação: 1) ações educativas com grupos comunitários de: escolares, usuários e trabalhadores da USF e moradores das comunidades acima citadas; 2) visitas domiciliares; 3) formação; e 4) núcleo colegiado gestor do Projeto. Pretende-se com tais ações possibilitar uma intervenção humanizada da nutrição no cotidiano da comunidade na busca da Promoção à Saúde. O Projeto será desenvolvido segundo o referencial teórico-metodológico da educação popular, no sentido de contribuir para a Promoção da Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito comunitário e do Cuidado em Saúde, bem como favorecer o desenvolvimento social nas comunidades envolvidas, valorizando ainda a interdisciplinaridade possibilitando aos extensionistas a percepção do trabalho em saúde como um ato de compromisso social e construção coletiva de cidadania. 
  • Palavras- chave: Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde da Família, Educação Popular, Educação Alimentar e Nutricional.

 

4.Título do projeto: Práticas Integrais de Educação Popular e Saúde Comunitária

  • Coordenador (a): Marcos Oliveira Dias Vasconcelos
  • Resumo da proposta: A atual conjuntura hegemônica das práticas educativas em saúde tem se caracterizado por ações centradas no modelo prescritivo e biologicista. Considerando construir possibilidades metodológicas para se construir esta prática em uma dimensão crítica, humanística e dialógica, propõe-se o Projeto de Extensão “Práticas Integrais de Educação Popular e Saúde Comunitária”, o qual integará parte das ações do projeto PINAB – “ Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica”, o qual originou-se como atividade de nutrição da UFPB. Esta proposta visa desenvolver ações e reflexões de promoção da saúde no campo da Saúde Coletiva e da Segurança Alimentar e Nutricional, orientado pelo referencial teórico- metodológico da Educação popular. Suas iniciativas priorizam o exercício do diálogo , permitindo o desvelamento de caminhos, saberes e práticas onde os aspectos sócio-culturais potencializam práticas alimentares saudáveis e ações direcionadoras da qualidade de vida em comunidades populares. O projeto atuará com as comunidades de Jardim Boa Esperança e Pedra Branca, localizadas no Bairro Cristo Redentor em João Pessoa/PB, especialmente em espaços como a Unidade de Saúde da Família “Vila Saúde”. Suas ações organizam-se em três frentes: 1) atividades coletivas com: grupo da terapia comunitária, famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e movimentos/organizações populares locais; 2) visitas domiciliares às famílias; e 3)gestão compartilhada do projeto. O PINAB busca, assim, impulsionar o fortalecimento local da participação popular na gestão do serviço , desenvolver o olhar crítico e humanizado dos trabalhadores, bem como a interação profunda do estudante em formação com os problemas e desafios da realidade comunitária.
  • Palavras- chave: Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Educação popular em saúde.

 

5.Título do Projeto: Promovendo a conscientização e o incentivo à doação de medula óssea.

  • Coordenador(a): Leina Yukari Etto 
  • Resumo da proposta: Este projeto tem como objetivo promover a conscientização acerca da importância da doação de medula óssea, fornecendo informações sobre o processo para se tornar um doador e estimulando o incremento à doação de medula óssea no Estado da Paraíba. Os extensionistas, estudantes da área de saúde, serão responsáveis pela distribuição de materiais informativos e de incentivo à doação de medula óssea, bem como por conversas informais e/ou palestras nos ambientes do Hospital Universitário Lauro Wanderley e nos centros de ensino da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 
  • Palavras- chave: Doação de medula óssea, transplante de medula óssea, registro de doadores de medula óssea.


6.Título do projeto: Programa de Saúde do Trabalhador -PROSAT

  • Coordenador (a): Cidália de Lourdes de Moura Santos
  • Resumo da proposta: O Programa de Saúde do Trabalhador (PROSAT) foi criado face à inexistência de práticas neste campo, para atender pacientes com agravos relacionados ao trabalho, buscando prestar assistência integral à sua saúde, assim como estabelecer o nexo causal entre o adoecimento e a atividade laboral, e contribuir para a formação de recursos humanos, com as abordagens na área de Saúde do trabalhador. O presente projeto tem como objetivo prestar atendimento aos trabalhadores resgatando sua história clínico-ocupacional e outras informações para estabelecimento de nexo causal entre os danos/agravos e o processo e organização do trabalho, visando a assistência integral à saúde, colaborando na formação de recursos humanos e na produção de conhecimentos em Saúde do Trabalhador.
  • Palavras- chave: Saúde do Trabalhador, Atividades laborais, Agravos laborais.

 

7.Título do projeto: Promovendo saúde através do uso racional de medicamentos

  • Coordenador (a) : Maísa Freire Cartaxo Pires de Sá
  • Resumo da proposta: A proposta deste trabalho de extensão universitária é disseminar a cultura do uso adequado do medicamento, visto ser este tema um grave problema de saúde pública, onde cada vez mais é difundida a utilização inadequada do arsenal farmacoterapêutico, seja por falhas nas prescrições ou pelo costumeiro hábito da automedicação, dentre outros processos mais complexos. Tendo como objetivo geral difundir entre os alunos do curso de Medicina da UFPB a lógica do Uso Racional de Medicamentos e suas aplicações na prática médica com incremento da promoção de ações educativas na comunidade. 
  • Palavras- chave: Saúde Pública, Medicamentos, Uso racional.