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Projetos de Extensão do Centro - 2013

por CCM publicado 09/08/2017 10h13, última modificação 09/08/2017 10h13

Projetos de Extensão do CCM - 2013

PROJETO PALHASUS

  • Coordenador: Aldenildo Araújo de Moraes Fernandes Costeira
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: O projeto PALHASUS caracteriza-se pelo foco na humanização, considerando que o processo de cuidado em saúde envolve interações humanas. Esta tem sido uma preocupação histórica na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, uma vez que se observa que essas interações encontram-se limitadas pela ênfase no aspecto técnico e na condição biológica da doença, perdendo a perspectiva dos sujeitos envolvidos. Os participantes, a partir de formação prévia na Oficina do Riso da UFPB, desenvolvem o papel de Palhaços Cuidadores, aperfeiçoando uma tecnologia leve, cujas habilidades dependem do exercício em espaços privilegiados de desenvolvimento do cuidado. O projeto elenca cenários de prática que envolvem pessoas em situações de internação hospitalar e ou de vulnerabilidade social. Enfoca as diversas fases da vida humana, desde a infância à velhice. Essa atuação, além de contribuir na formação dos estudantes, no tratamento e cuidados das pessoas visitadas, repercute nos trabalhadores, ao interagir diretamente com os mesmos e despertar para o auto-cuidado no papel de cuidador. Para a execução desse projeto já houve três Oficinas do Riso da UFPB, que formaram 88 Palhaços Cuidadores, e dois seminários: um de discussão do papel do Palhaço Cuidador e o outro de aprofundamento do papel do Palhaço Cuidador nas redes de cuidado. As atuações nos referidos cenários de práticas iniciaram em setembro de 2010.
  • Palavra-chave: Palhaço Cuidador, humanização, saúde


PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR POR MEIO DE MEDIDAS EDUCATIVAS PARA ACOMPANHANTES DE PACIENTES INTERNOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY – HULW/UFPB

  • Coordenador: Ana Isabel Vieira Fernandes
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: Esse projeto buscará transmitir informações de maneira simples, dinâmica e lúdica sobre cuidados básicos para o controle de infecções hospitalares, terá como público alvo acompanhantes de pacientes internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley – HULW/UFPB e apoiará o serviço de Doenças Infecto-Contagiosas, do mesmo hospital.
  • Palavras-Chave: infecção hospitalar, saúde, educação 


PRÁTICAS INTEGRAIS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E NUTRIÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Coordenador: Eduardo Simon
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: Constitui um dos desafios singulares no contexto de ações de Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Nesse sentido, vem sendo desenvolvido o Projeto de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição no Ambiente Escolar”, vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde (DPS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 2007. O projeto vem procurando desenvolver iniciativas de Educação Popular com ênfase na Promoção da Saúde e da SAN em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos (EMEFAA), na cidade de João Pessoa-PB. Desde o início de sua atuação, o projeto passou a desenvolver ações com os sujeitos da EMEFAA com o desafio de incorporar o tema da alimentação saudável de modo perene e estrutural no contexto escolar, com ações inspiradas no referencial teórico-metodológico da Educação Popular em Saúde. Para tanto, vem buscando mobilizar de forma participativa, criativa e crítica os estudantes através de atividades educativas em salas de aula, campanhas nas turmas, gincanas estudantis, além de formação permanente com os professores e as merendeiras. Tais ações visam desenvolver bases para a promoção de práticas alimentares saudáveis protagonizadas pelos próprios sujeitos da escola, através de propostas que possibilitem o envolvimento dos setores de saúde, educação, família comunidade. Assim, mobiliza um grupo operativo, formado por estudantes de graduação da UFPB sob orientação docentes do DPS (CCM - UFPB) para interagir cotidianamente com a comunidade escolar na construção coletiva destas ações.
  • Palavras-Chave: Educação Popular em Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Saudável, Promoção da Saúde.


PROMOVENDO A ADESÃO TERAPÊUTICA EM PACIENTES PORTADORES DE LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO (LES) ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY (HULW)

  • Coordenador: Eutília Andrade Medeiros Freire
  • Departamento: DMI - Departamento de Medicina Interna
  • Resumo: Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, de etiologia multifatorial, que se caracteriza por acometer diversos órgãos e sistemas e apresentar importantes distúrbios imunológicos, com presença de auto-anticorpos dirigidos, sobretudo contra antígenos nucleares, alguns dos quais participam de lesão tissular imunologicamente mediada. Embora possa ocorrer em ambos os sexos e em qualquer faixa etária, tem maior incidência em mulheres (10:1), com pico deincidência em torno de 30 anos. Um dos principais fatores que contribuem para atividade da doença é a baixa taxa de adesão ao tratamento adequado ao LES. Os portadores de doenças crônicas são potenciais candidatos ao seguimento inadequado ao tratamento medicamentoso, quer seja pelo tempo prolongado do uso de medicações, pela polifarmácia, pelos efeitos colaterais dos fármacos ou pela autopercepção de melhora do quadro clínico apenas a longo prazo. O objetivo do presente projeto de extensão é avaliar o grau de adesão terapêutica dos pacientes portadores de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) atendidos no ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Após o levantamento, será possível detectar os principais fatores limitantes ao tratamento dos pacientes. O projeto se propõe a estudar alternativas para solucionar os empecilhos, além de promover debates para sanar as principais dúvidas dos pacientes acerca de sua doença, de seus medicamentos e de seus hábitos de vida. Dessa forma, será possível construir a promoção da saúde, através da educação continuada e participativa, além de otimizar a relação humanística paciente x profissional de saúde.
  • Palavras-Chave: Lupus Eritematoso Sistêmico, adesão terapêutica, promoção de saúde


INTERVENÇÃO PRECOCE: PREVENÇÃO DO AUTISMO

  • Coordenador: Jacicarlos Lima de Alencar
  • Departamento: DMI - Departamento de Medicina Interna
  • Resumo: Nossa proposta é trabalhar na construção da subjetividade com bebês e crianças pequenas, trabalho que se fundamenta na teoria psicanalítica. Todo ano escolhemos um registro pulsional, para o qual focamos nossa atenção. Ao longo desses anos pudemos perceber que os primeiros anos de vida, e a forma como o psiquismo da criança se constitui, são fundamentais para a estruturação da personalidade. Mas vem chamando nossa atenção o número crescente de crianças com traços autísticos, que procuram os atendimentos. Também escutamos colegas de outros serviços intrigados e interrogativos referirem o aumento de crianças com traços autísticos que procuram seus consultórios, razão pela qual estamos dedicando uma especial atenção à pesquisa e ao tratamento do autismo nos últimos dois anos e pretendemos continuar pois tratamentos foram iniciados nos anos anteriores que não podem ser interrompidos. Para isso procuramos informar os serviços que atendem crianças pequenas para identificar os sinais precoces de autismo, para que em seguida essas crianças nos sejam encaminhadas. O projeto constitui também um pólo de pesquisa, pois os casos são permanentemente articulados com a teoria, e esta articulada com a clínica. Este ano, iniciamos uma colaboração com os setores da Fonoaudiologia e da Terapia Ocupacional no sentido de promover uma atenção mais integralizada.
  • Palavras-Chave: Psicanálise, autismo, subjetividade, linguagem, diversão

 

FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO DE JOÃO PESSOA

  • Coordenador: Juliana Sampaio
  • Departamento: CCM- Centro de Ciências Médicas
  • Resumo: Tradicionalmente, o processo ensino-aprendizagem em serviço, proposto pelas formações em graduação não permitem que os profissionais de saúde se sintam corresponsáveis pelo contexto educativo,evidenciando-se uma maior necessidade de diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os serviços. Diante desta realidade, a Educação Permanente (EP) propõe a produção de cenários de aprendizagem que se tornem espaços privilegiados para transformar os velhos modelos de ensino e propiciar uma educação significativa direcionada ao estudante, aos profissionais e às necessidades reais da população. Nesse contexto, o projeto “Fortalecimento da Integração ensino-serviço no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI) de João Pessoa” será realizado nessa instituição no ano de 2013, através da realização de jogos, dinâmicas e rodas de conversa que busquem discutir a forma com os profissionais têm vivenciado a integração ensino-serviço, com o objetivo de qualificar esse processo através de uma maior articulação com a rede escola de João Pessoa, do maior envolvimento dos profissionais e de um melhor vínculo com as IES.
  • Palavras-Chave: Integração Ensino-Serviço,Educação Permanente,Saúde do Idoso

 

REDE DE CUIDADO EMCARDIOLOGIAPEDIÁTRICAPE-PB

  • Coordenador: Juliana Sousa Soares de Araújo
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: As cardiopatias congênitas acometem 8 a 10 para cada 1000 bebês nascidos vivos e são responsáveis por muitos abortamentos espontâneos. O diagnóstico tardio leva a deterioração clínica destas crianças que muitas vezes morrem sem sequer ter o seu diagnóstico estabelecido. Na Paraíba até 2010 não havia nenhum programa estruturado de cardiologia pediátrica clínico ou cirúrgico; muito poucos profissionais especializados e nenhum treinamento básico para profissionais de outras especialidades como neonatologia ou enfermagem. Por este motivo definiu-se CRIAR UMA REDE entre a equipe de cardiologia pediátrica do Círculo do Coração de Pernambuco e os profissionais da Paraíba para trabalhar em programas de triagem de cardiopatias e assistência clínico-cirúrgica para estes pacientes. O objetivo deste projeto de extensão é inserir os alunos nas atividades de abordagem de intervenção para diminuir a incidência de diagnóstico tardio de cardiopatia congênita e construir estratégia para integrar a assistência a esta população. Para isso, estes farão parte da construção de uma rede de assistência que integra a atenção básica, a média e a alta complexidade. E assim, capacitar e ser capacitado na assistência e na realização de uma triagem de cardiopatias em pediatria. O treinamento será realizado de forma presencial e por teleconferência para médicos enfermeiros, equipe de pos-operatório, pessoal técnico, além de estudantes de todas as áreas de saúde (medicina,enfermagem, fisioterapia, fonoterapia e nutrição). Serão realizados cursos para grupos específicos e inúmeras reuniões com profissionais de cada um dos centros participantes. Estudos de caso serão discutidos com avaliação da conduta em cada caso sistematicamente.
  • Palavras-Chave: CARDIOPATIA CONGÊNITA, REDE DE CARDIOLOGIA, ENSINO


PRÁTICAS INTEGRAIS DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE COMUNITÁRIA

  • Coordenador: Marcos Oliveira Dias Vasconcelos
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: A atual conjuntura hegemônica das práticas educativas em saúde tem se caracterizado por ações centradas no modelo prescritivo e biologicista. Considerando construir possibilidades metodológicas para se constituir esta prática em uma dimensão crítica, humanística e dialógica, propõe-se o Projeto de Extensão “Práticas Integrais de Educação Popular e Saúde Comunitária”, o qual integrará parte das ações do Projeto PINAB - 'Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica', o qual originou-se como atividade do Departamento de Nutrição da UFPB. Esta proposta visa desenvolver ações e reflexões de Promoção da Saúde no campo da Saúde Coletiva e da Segurança Alimentar e Nutricional, orientado pelo referencial teórico-metodológico da Educação Popular. Suas iniciativas priorizam o exercício do diálogo, permitindo o desvelamento de caminhos, saberes e práticas onde os aspectos sócio-culturais potencializam práticas alimentares saudáveis e ações direcionadoras da qualidade de vida em comunidades populares. O Projeto atuará com as comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, localizadas no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa/PB, especialmente em espaços como a Unidade de Saúde da Família “Vila Saúde”. Suas ações organizam-se em três frentes: 1) atividades coletivas com: gestantes, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e movimentos/organizações populares locais; 2) visitas domiciliares às famílias; e 3) gestão compartilhada do projeto. O PINAB busca, assim, impulsionar o fortalecimento local da participação popular na gestão do serviço, desenvolver o olhar crítico e humanizado dos trabalhadores, bem como a interação profunda do estudante em formação com os problemas e desafios da realidade comunitária.
  • Palavras-Chave: Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Educação popular em saúde


EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS PROGEP

  • Coordenador: Maria do Socorro Trindade Morais
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: Este projeto tem como principais objetivos desenvolver ações educativas de enfermagem, fisioterapia, medicina e técnicos de enfermagem na atenção à gestantes e puérperas cadastradas na USF Vila Saúde norteadas pela educação popular em saúde; possibilitar aos estudantes envolvidos ampliar a visão sobre gestação e puerpério e potencializar suas práticas em saúde comprometidas com o social; acompanhar gestantes e puérperas na Vila Saúde a partir da pedagogia dialógica, possibilitando a estas e aos extensionistas adquirirem novos conhecimentos, assim como despertar a busca pela autonomia. Este vem sendo executado desde o PROBEX 2007 na Comunidade Maria de Nazaré, localizada no Bairro Funcionários III, em João Pessoa-PB, tendo como eixo de ação o acompanhamento interdisciplinar a mulheres durante o período de gravidez e puerpério através de visitas domiciliares e atividades educativas em grupo. Contempla relevância social e acadêmica, atuando de forma interdisciplinar com outros projetos norteados pela educação popular em saúde contribuindo para formação de um profissional socialmente compromissado, que respeita e reconhece a diversidade e heterogeneidade da comunidade.
  • Palavras-Chave: Educação Popular, Saúde, Gestantes, Puérperas

 

ATENDIMENTO ESPECIAL À GESTANTE COM DIABETES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (PAGU- UFPB)

  • Coordenador: Rosália Gouveia Filizola
  • Departamento: DMI- Departamento de Medicina Interna
  • Resumo: Em virtude das complicações maternas e fetais advindas da hiperglicemia materna, faz-se mister criar um espaço de assistência especial à gestante com diabetes, que será ao mesmo tempo, uma instância de discussão de conceitos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos, educação e orientação das pacientes e assistência contínua e intensiva às mesmas. Com tal atendimento, algumas experiências relatadas por serviços de referência mostram diminuição no número de abortos, traumas obstétricos, malformações, macrossomia fetal, entre outras. As próprias pacientes se constituirão em multiplicadoras dos conceitos aprendidos e os resultados materno-fetais fornecerão material para pesquisa,auto-avaliação e, possivelmente, geração de novas condutas. As mulheres que tenham Diabetes prévio à gestação, tipo 1 ou 2, bem como aquelas que desenvolvem diabetes durante a gravidez (diabetes gestacional) deverão ser acompanhadas semanalmente por uma equipe mínima composta por enfermeira, nutricionista e endocrinologista que se articularão entre si e com os obstetras assistentes, ou outros possíveis profissionais de saúde. Elas receberão um glicosímetro para automonitorização domiciliar das glicemias e, além disso, orientação semanal durante todo o período da gravidez. As pacientes serão, ainda, seguidas no pós-parto, permanecendo no ambulatório do HULW,ou sendo encaminhadas aos Centro de Atendimentos (contrareferência). 
  • Palavras-Chave: Automonitorização domiciliar, Diabetes gestacional, Diabetes Pré-gestacional, Insulinoterapia intensiva, Educaçao em diabetes

 

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  • Coordenador: Severino Ramos de Lima
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: O projeto tem como finalidade contribuir para a consolidação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, cujo objetivo é promover a atenção à saúde, integral e equânime, a partir da atenção básica. A ação consiste em identificar pessoas com deficiência nas áreas de abrangências das unidades de saúde da família que são cenários de práticas da graduação e pós-graduação da Medicina UFPB. A partir da sensibilização de docentes, estudantes e profissionais de saúde, espera-se que seja ofertada uma atenção integral, encaminhando, inclusive, aquelas que necessitem de tecnologi assistiva. Estas pessoas serão acompanhadas ao longo do projeto para monitoramento da qualidade da atenção disponibilizada. A parceria com o Laboratório de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional/CCS/UFPB e a articulação com Rede Municipal de Cuidados à Pessoa com Deficiência. 
  • Palavras-Chave: Atenção à Saúde, Pessoa com deficiência, tecnologia assistiva.

 

APOIO MULTIDISCIPLINAR AO PACIENTE OBESO ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO BARIÁTRICA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Coordenador: Virginia Angela Menezes de Lucena e Carvalho
  • Departamento: DMI - Departamento de Medicina Interna
  • Resumo: Proposta que envolve docentes e discentes à assistência ao paciente obeso durante o percurso da cirurgia bariátrica através da perspectiva biopsicossocial e da educação e saúde. Para tal, serão desenvolvidos grupos terapêuticos e grupos educativos, na qual os conhecimentos cientificam serão confrontados com o cotidiano e a vivencia de cada paciente formando um novo conhecimento com poder de mudança nos hábitos e na qualidade de vida de tais pacientes. O acompanhamento de cada paciente e familiar será priorizado, na perspectiva de torná-los sujeitos ativos do processo saúde doença.Justifica-se a realização desse projeto pela importância de melhorar os hábitos de saúde dessa população, alem de promover um acompanhamento biopsicossocial na perspectiva de melhorar a qualidade de vida, os indicies de morbidade e combater aumento de peso e abandono do seguimento clinico. O grupo será formado por 5 alunos que serão responsáveis pela busca ativa dos pacientes, pela apresentação das aulas, de participação nos grupos de apoio, na criação do guia interativo e no acompanhamento do paciente e familiares; os alunos serão orientados pelos docentes em reuniões reflexivas sobre a intervenção.
  • Palavras-Chave: obesidade mórbida, cirurgia bariátrica, síndrome metabólica


QUINTAIS DE SAÚDE - A FITOTERAPIA COMO ALTERNATIVA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO E COMO FONTE DE GERAÇÃO DE RENDA

  • Coordenador: Wladimir Nunes Pinheiro
  • Departamento: DPS - Departamento de Promoção da Saúde
  • Resumo: O projeto 'Quintais de Saúde - a fitoterapia como alternativa para a saúde da população e como fonte de geração de renda' se propõe, em primeira instância, a desenvolver atividades voltadas para a constituição de um grupo produtivo para a geração de renda através do cultivo de plantas medicinais e produção de fitoterápicos, segundo os princípios da Economia Solidária. Também tem como objetivo promover a utilização de fitoterápicos pela população onde o projeto será desenvolvido, nas situações em que os mesmos possam ser utilizados como alternativa aos tratamentos convencionais, associando a isto a educação popular em saúde para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e prevenção de doenças. Este grupo, previsto para ser constituído por vinte mulheres, será capacitado durante o tempo de execução do projeto para se atingir os objetivos propostos. Será utilizado o espaço físico do Centro Comunitário Bom José para as reuniões e capacitações teóricas e práticas, bem como para o cultivo e a produção dos fitoterápicos. Desta produção, uma parte, a ser decidido pelo grupo, será destinada ao Centro Comunitário Bom José, para o atendimento à população por ele assistida; a outra será comercializada em espaços fora da comunidade, como feiras livres e locais próprios para tratamentos alternativos e promoção de saúde. Com isto espera-se o fortalecimento do movimento comunitário local e o estreitamento de laços de solidariedade que envolvem as pessoas da comunidade. 
  • Palavras-Chave: fitoterapia, economia solidária, organização comunitária, extensão popular, educação popular