Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Jornada de Dor Aguda do Centro de Ciências Médicas da UFPB

I Jornada de Dor Aguda do Centro de Ciências Médicas da UFPB

O Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Centro de Ciências Médicas - CCM da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, ciente de seu papel de transformação da sociedade através da educação na área da saúde, promoveu na última sexta-feira, dia 02 de junho de 2017 a I JORNADA DE DOR AGUDA DO CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UFPB com o tema “MEDICINA PERIOPERATÓRIA E O TRATAMENTO DA DOR AGUDA - APRESENTANDO PROTOCOLOS” no auditório do CCM/UFPB.
publicado: 07/06/2017 08h49, última modificação: 07/06/2017 08h55

O referido evento teve como objetivo a capacitação profissional para implantação de protocolos para tratamento da dor, com abordagem multiprofissional, no Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB, atendendo às demandas integrais da sintomatologia dolorosa do paciente cirúrgico.
Segundo a profa. Márcia Adriana Dias Meirelles Moreira, Supervisora do Programa de Residência Médica em Anestesiologia e Coordenadora do Evento, a motivação foi acreditar que patologia ou cirurgia alguma é justificativa para que o paciente experimente uma sintomatologia dolorosa que poderia ser evitada, debelada, controlada ou em muito aliviada.
O evento abordou os temas visita pós-anestésica, dor pós-operatória na perspectiva da dor total, dor aguda e seu tratamento. Participaram como palestrantes os profs. Márcia Adriana D. M. Moreira e Gilvandro Lins de Oliveira Júnior. Houve a presença do Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley e representante do CCM, prof. Arnaldo Medeiros; do Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HULW, prof. Moisés Diogo de Lima; do Chefe da Unidade de Cirurgia Geral e Vice Coordenador da COREME, prof. Marcelo Gonçalves de Sousa; do prof. Gilvandro Lins de Oliveira Júnior, representante do Serviço de Anestesiologia; da Coordenadora da Residência Multiprofissional, profa. Adriana Gomes Cezar Carvalho; da Chefe da Unidade de Reabilitação, profa. Maria Lucrécia de Aquino Gouveia.
A jornada foi bastante prestigiada pelos residentes, discentes e profissionais de saúde, cerca de cem participantes, demonstrando a relevância da temática a fim de promover uma melhor gestão da dor, uma sintomatologia subtratada que passou a ser considerada pela Organização Mundial da Saúde uma emergência médica em todo o mundo.