ASSEMBLEIA GERAL 17/09

O SEVERINOS É DE LUTA!

No dia 17/09, membros do Projeto Severinos e da equipe de Saúde de Gália junto a membros da Secretaria de Saúde foram até o Assentamento Luiz Beltrame de Castro para realizar uma Assembleia Geral em conjunto com os assentados.

A assembleia se iniciou por meio de falas de representantes de cada um dos grupos presentes (Severinos, Secretaria e Assentamento), explicitou-se a importância do encontro para a comunidade, assim como foi apontado o imenso potencial da iniciativa de unir forças dos 3 grupos presentes em prol de uma saúde acessível, universal e de qualidade no assentamento.

Foi feita então a segunda parte do dia, onde todos foram divididos em 5 grupos de trabalho heterogêneos (com membros das 3 entidades) onde cada grupo discutiu um tema específico relacionado à questão da saúde, sendo eles:
1. Rede de atenção à saúde
2. Promoção e prevenção em saúde
3. Urgência e emergência
4. Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS)
5. Saneamento básico e lixo
Foram levantadas as fragilidades e problemáticas acerca dos temas, e tirados encaminhamentos a partir das necessidades identificadas. Ao fim da atividade, um representante de cada GDT expôs para o resto dos presentes o que havia sido discutido em cada grupo e quais os encaminhamentos que haviam sido feitos.

Além disso, a partir desse trabalho em conjunto entre moradores e coordenadores do Assentamento Luiz Beltrame, membros da Secretaria de Saúde de Gália e alunos do Projeto Severinos, um dos principais ganhos, consolidado e registrado em Assembleia foi a conquista de um Centro de Saúde, que funcionará em uma das sedes (que será reformada pelos assentados e mobiliada com ajuda da Secretaria de Saúde) existentes no Assentamento, que contará com a participação da equipe da USF 3 de Gália, que atuará como Equipe Itinerante, com atendimentos em datas fixas todo mês e será o ponto principal de atuação do Projeto de Extensão Severinos.

Essa foi uma grande vitória, conquistada através da organização e ação coletiva entre todos os envolvidos!

Toda força ao movimento! ✊

Participantes da I Assembleia Geral em Saúde do Assentamento Luiz Beltrame de Castro

Gestão Projeto Severinos e membros da Coordenação do Assentamento em frente ao futuro Centro de Saúde

Futuro Centro de Saúde Ernesto Che Guevara