Nova chamada VEPOP-SUS! Apoio a criação e manutenção de área virtual para divulgação de experiências : Participe!

O VEPOP-SUS apoia a criação e manutenção de área virtual para experiências de Extensão Universitária em Educação Popular e Saúde dedicadas a reorientação da formação em saude e ao aprimoramento e qualificação da atuação profissional nos espaços do SUS.

Cada experiência terá um espaço próprio dentro do site do VEPOP-SUS, disponibilizado gratuitamente e com abastecimento de autonomia de seus protagonistas, onde poderão publicar notícias, vídeos, fotos, documentos, livros e artigos.

O Projeto VEPOP-SUS convida programas, projetos ou ações de extensão em educação popular e saúde para montarem seus sítios eletrônicos utilizando este Portal VEPOP-SUS.

A proposta contempla projetos de todo Brasil que estejam pautados pela Educação Popular em saúde. Busca acompanhar e apoiar diferentes iniciativas de extensão popular em saúde no Brasil, com espaço em seu sítio eletrônico para divulgação e registro de seus conteúdos, contendo sua história e espaços para expor suas ações, pesquisas, materiais multimídia, experiências e processos que esteja desenvolvendo.

Se seu projeto deseja ter acesso a essa plataforma, basta se inscrever pelo link: https://goo.gl/forms/NHFHlZPO4oJfl9wa2

Os projetos poderão realizar sua inscrição desde o dia 26/03/2018. A equipe do VEPOP-SUS procederá com uma análise da solicitação e, em caso positivo, o responsável pelo projeto receberá um tutorial contendo as orientações, regras e mecanismos de como trabalhar no portal com as publicações e o abastecimento cotidiano. Disponibilização on-line de conteúdos de mídia como: fotos, vídeos, documentos, artigos e livros de relevância para experiência, tanto os produzidos por eles, quanto os que serviram de referência para suas ações.

Cada experiência terá seu espaço. Compartilhando um portal em comum com outras experiências, configurando um local de integração dessas várias ações.

O projeto de pesquisa e extensão VEPOP-SUS tem por missão apoiar o desenvolvimento e aprimoramento de projetos de extensão que se orientem pela perspectiva da educação popular em saúde, com as bases da pedagogia Freiriana.

Com essa iniciativa, espera-se que se qualifiquem os espaços acadêmicos, nos quais os estudantes da área da saúde possam desenvolver uma formação com essa abordagem, na direção de uma postura profissional crítica e humanista, com a construção de ações participativas e compromissadas, fortalecendo e consolidando o SUS.

O VEPOP-SUS tanto está ancorado como uma das ações do eixo de formação da Politica Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), como também tem a intenção de ajudar a consolidar a própria política e o impacto desta nos caminhos e processos de formação estudantil em várias frentes.

Através dessa iniciativa o projeto VEPOP espera corroborar para que mais experiências e ações no campo da Extensão Popular no SUS possam fortalecer o seu desenvolver cotidiano e fortalecer e consolidar a dimensão dos registros dos seus fazeres e da sistematização de suas experiencias. Favorecendo e dando visibilidade ao conjunto de práticas envolvidas nessas experiencias, promovendo o reconhecimento e aprendizado de umas com as outras.