Estudo, Planejamento, Rodas de Conversa, Vídeo-Debate e Oficina

Breve registro das atividades desenvolvidas ao longo do semestre 2018.1

ATIVIDADES DE ESTUDO. As atividades de estudo neste semestre foram dirigidas mais especificamente para a elaboração da proposta pedagógica da Oficina sobre Liderança popular, organização comunitária e mobilização popular. Ademais, foi também pauta de estudo, o significado e as modalidades de extensão universitária, bem como a particularidade da proposta metodológica assumida no projeto, a extensão popular.

ATIVIDADES DE DISCUSSÃO DO TRABALHO DE CAMPO E DE PLANEJAMENTO. Outros encontros objetivaram a discussão das impressões dos/as extensionistas em relação ao trabalho de campo, no sentido de qualificar nosso entendimento sobre os processos sócio-políticos e culturais existentes no bairro, bem como visando assegurar o planejamento coletivo de nossas ações. Um ponto que foi bastante positivo são os avanços na construção coletiva das propostas de oficina, com um forte caráter interdisciplinar.

Reunião de estudo e planejamento.

Parte da equipe reunida.

Reunião de planejamento de atividades com parceiros

TRABALHO DE CAMPO: VISITAS, RODAS DE CONVERSA E VÍDEO-DEBATE. Foram realizadas mais de uma dezena de visitas ao Itatuinga neste semestre, algumas com participação apenas da coordenação do projeto e outras contando com os/as extensionistas. Essas visitas visaram aprofundar o conhecimento da realidade da comunidade, fortalecer laços de confiança com os moradores, assegurar a execução de atividades propostas pelo projeto e colaborar com ações surgidas dos próprios moradores.

As intervenções mais significativas do projeto Direito à Cidade, Direito à Saúde neste semestre estiveram associadas à nossa participação/colaboração no projeto de hortas domiciliares que um grupo de moradores está levando adiante com o apoio também da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). Entendemos essa proposta como ação de promoção da saúde e geradora de solidariedade no nível local, uma atividade que agrega elemento de desenvolvimento social, ambiental, político e cultural. Promovemos rodas de conversa e também um vídeo-debate (no dia 5 de maio) com o intuito de sensibilizá-los sobre a importância do tema. O vídeo-debate ocorreu nas instalações da Escola da comunidade que ainda não se encontra em funcionamento. Exibimos o documentário O veneno está na mesa, de Silvio Tendler, que denuncia o uso abusivo de agrotóxicos nas lavoras brasileiras e seus impactos ambientais, sociais e para a saúde dos consumidos e trabalhadores rurais. O evento trouxe novos elementos para problematizar a importância dos cultivos domésticos e fortaleceu a possibilidade de, no futuro, desenvolverem hortas comunitárias. O projeto das hortas tem revelando um processo de mobilização bastante significativo com muita solidariedade interna.

Roda de conversa com integrantes do projeto de hortas da comunidade.

Registro da equipe do projeto.

Convite para vídeo-debate e roda de conversa. Evento promovido pelo Projeto.

Vídeo-debate realizado em 5 de maio.

No dia 9 de junho realizamos a primeira edição de nossa Oficina sobre Liderança popular, organização comunitária e mobilização popular, nas instalações da Unidade Básica de Saúde existente no bairro, mas que ainda não entrou em funcionamento. A oficina objetiva proporcionar um espaço de reflexão sobre a importância das lideranças, das organizações comunitárias territoriais e da mobilização para que a comunidade esteja fortalecida na reivindicação e luta por seus direitos básicos, e para que possa levar adiante iniciativas de desenvolvimento social, econômico, político e cultural com base no território. A preparação da oficina foi um processo rico que vem sendo construído desde o semestre passado por muitas mãos, e a ideia de realizá-la surgiu a partir da identificação de problemas, dificuldades e desafios que foram sendo expostos pelos próprios moradores em outros momentos.

Oficina Liderança, organização comunitária e mobilização popular.

Oficina de Liderança, mobilização comunitária e organização popular. Equipe do projeto e lideranças comunitárias do bairro.