Projeto VEPOP-SUS promove Seminário para discutir desafios atuais da Extensão Universitária

O Seminário Desafios Atuais da Extensão Universitária visa estimular a participação, compartilhamento, socialização, divulgação, bem como análise crítica e reflexão sobre as experiências de Extensão Universitária desenvolvidas no âmbito da Universidade.

Será realizado no dia 23 de março de 2018, no Auditório do Programa de Pós-Graduação (PPGE) do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba

Promoverá o diálogo das dificuldades, dos caminhos, das descobertas e dos aprendizados encontrados durante a formação estudantil, particularmente quando de sua participação em experiências extensionistas e o papel da extensão não apenas dentro da formação do estudante como profissional e cidadão, mas como ser humano enfrentando, por meio dos aprendizados com a extensão, com criatividade e força, os desafios cotidianos da vivência universitária.

Poderão participar todas as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, incluindo membros de comunidades, serviços, organizações sociais, instituições, dentre outros que mantêm parceria com ações de extensão, e principalmente estudantes, docentes e técnicos de todos os Centros da UFPB que tenham interesse em conhecer e dialogar com as experiências a serem abordadas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetivadas tanto na modalidade de participante, pela presença integral na programação do evento, assistindo e discutindo as apresentações de trabalhos, como na modalidade de apresentação de trabalhos, na qual além de participante, irá contribuir com a apresentação da experiência do seu projeto/programação/ação.

Inscreva-se no link: https://goo.gl/forms/Ar2IrGBLccHjz6Fs1

Confira o Edital completo, com orientações para inscrições, clicando aqui

Contextualizando…

O Projeto de Pesquisa e Extensão VEPOP-SUS – VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NO SUS constitui uma estratégia de apoio, fomento e fortalecimento às experiências de Extensão em Educação Popular e Saúde e às iniciativas de formação em saúde orientadas pela Educação Popular. Iniciada em 2014, a ação do VEPOP-SUS vem se dando no âmbito da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), a partir de um Termo de Cooperação (TC 383/2013) entre o Ministério da Saúde (FNS/SGTES/SGEP) e a Universidade Federal da Paraíba (DPS/CCM), na qual uma equipe executiva encontra-se coordenando e articulando as atividades.

Dentre suas diversas realizações, o VEPOP-SUS está apoiando projetos de Extensão orientados pela Educação Popular em Saúde e que priorizem a inserção estudantil de forma crítica, humanística e problematizadora nos espaços do Sistema Único de Saúde e, centralmente, na realidade dos grupos populares e suas experiências pedagógicas de luta e enfrentamento na busca por cidadania e direitos sociais e humanos.

Na UFPB, dentre outras iniciativas de apoio aos projetos e a formação de seus estudantes (como cursos, livros pedagógicos e didáticos, eventos, dentre outros), o VEPOP-SUS fomentou com bolsas de extensão diversas iniciativas da UFPB, por meio de dois editais, o que se configurou na construção de uma articulação de apoio, solidariedade e formação coletiva entre cerca de 10 (dez) diferentes projetos, seus docentes, técnicos e estudantes, entre agosto de 2016 e março de 2017.

Como um dos frutos dessa rica construção compartilhada com diferentes projetos de Extensão em Educação Popular e Saúde na UFPB, o VEPOP-SUS está realizando um Seminário intitulado DESAFIOS ATUAIS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

O objetivo do evento é propiciar um espaço de diálogos aberto e ampliado para que os estudantes, docentes e técnicos envolvidos com os Projetos apoiados pelo VEPOP-SUS possam compartilhar suas considerações, reflexões, ideias e perspectivas acerca dos principais e mais significativos desafios que percebam no cotidiano da prática da Extensão Universitária, de modo a serem vislumbrados possíveis elementos e conhecimentos com vistas à superação de limites e dificuldades, bem como ao apontamento de propostas, sugestões e experiências novas capazes de aprofundar o desenvolvimento da Extensão na UFPB, da Educação Popular na Formação em Saúde e da Educação Popular nos espaços diversos do SUS.

O evento terá programação voltada para uma sequência com apresentações protagonizadas pelos sujeitos dos Projetos apoiados pelo VEPOP-SUS na UFPB, os quais abordarão, necessariamente, suas elaborações e percepções acerca do tema. O evento encerrará com uma rodada aberta de avaliação do apoio do VEPOP-SUS aos Projetos por meio dos editais que fomentaram bolsistas de extensão aos mesmos.

A participação como ouvinte é aberta a todo o público interessado. Os trabalhos serão apresentados somente aos projetos vinculados ao VEPOP-SUS.

Mais informações pelo endereço: vepopeps@gmail.com

SEMINÁRIO DESAFIOS ATUAIS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

23 de março de 2018 (sexta-feira)

Horário Atividade
08:30 – 12:00 Apresentação de trabalhos com debates
14:00 – 16:00

Painel: Apresentação pública do Projeto de Pesquisa e Extensão VEPOP-SUS e suas ações

Convidado: Prof. Pedro Cruz (DPS/CCM)

16:00 – 18:00

Painel: Os desafios atuais da Extensão Universitária e seus caminhos de enfrentamento e superação

Convidados(as): Profª Roseni Pinheiro (UERJ)

Prof. Alexandre Medeiros (UFPB)

Profª Paulette Cavalcanti (UPE)

18:00 – 19:00

19:00 – 21:00

Lanche coletivo

Reunião com a Articulação Nacional de Extensão Popular – ANEPOP e demais coletivos da educação popular em saúde,

Pauta: Conclusão da primeira etapa do Projeto de Pesquisa e Extensão VEPOP-SUS (TC 383/2013 UFPB/FNS – MS) e discussão de perspectivas de continuidade.