Notícias
UFPB sedia em novembro o Sétimo Seminário de Segurança Pública e Cidadania
Professores, estudantes, pesquisadores e autoridades em segurança pública estarão presentes no Sétimo Seminário de Segurança Pública e Cidadania, que acontece no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) no Campus I, de João Pessoa. “Direitos Humanos e Justiça” é o tema do evento que ocorre no dia 12 de novembro, numa realização do Departamento de Serviço Social do CCHLA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O evento, em sua sétima edição, tem como objetivo buscar uma estratégia de discussão dialógica que tem sido empreendida como Ação de Extensão pela Plataforma Fluex e que visa integrar a Academia, os operadores da Segurança Pública, os usuários e a sociedade civil, em debates sobre os desafios e alternativas às fissuras do controle social.
A abertura do seminário possui o tema Arte na Favela. A mesa, de 9h às 12h, conta com a participação da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP-PB), como ocorreu nas seis edições anteriores. Neste ano, também pela manhã, teremos a apresentação de integrantes jovens da Pastoral dos Migrantes do Nordeste na Paraíba, que farão Batalha de Rima explorando a temática da violência na favela.
Após um intervalo para o almoço, o seminário retorna às 14h com uma mesa sobre “Segurança Pública, Formação e Atuação para Além do Controle”, com as participações do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF), Pedro Ivo Nogueira; do Coordenador da Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), Pedro Ivo Soares e do Coordenador do Centro Integrado de Controle e Comando da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Júlio César de Oliveira.
A iniciativa busca mostrar a importância social do evento que decorre do seu caráter problematizador e aglutinador de diferentes atores sociais. Os anos de acúmulo de suas realizações têm mostrado a relevância também teórica de proporcionar um ambiente de dialogicidade para diferentes paradigmas de leitura da realidade.
A programação e as inscrições para as 100 vagas oferecidas podem ser acessadas de forma virtual no site.