Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB Promove workshop de tecnologia, inovação e sustentabilidade para engenheiras ambientais
conteúdo

Notícias

UFPB Promove workshop de tecnologia, inovação e sustentabilidade para engenheiras ambientais

publicado: 05/11/2025 17h28, última modificação: 05/11/2025 17h28
Com início em 7 de novembro, o evento reúne formação técnica, inovação e debate sobre a atuação feminina na engenharia ambiental

0511202527.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza no mês de novembro o I TechMARIAS: trilha de conhecimentos, tecnologias, inovação e sustentabilidade para engenheiras ambientais. O workshop, voltado principalmente para mulheres do curso de Engenharia Ambiental, reunirá atividades presenciais e virtuais voltadas à formação técnica e ao fortalecimento da participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Para realizar as inscrições, acesse o Sistema Integrado de Gestão de eventos (SIGEventos) 

A programação do TechMARIAS será aberta no dia 7 de novembro, no Centro de Tecnologia (CT), localizado no Campus I, em João Pessoa. Durante a manhã, o público poderá acompanhar uma apresentação cultural, seguida da roda de conversa com o tema “Ser mulher na engenharia”, conduzida pela engenheira ambiental Ana Júlia Conserva, analista ambiental da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP).

No turno da tarde, as atividades serão exclusivas para as discentes do curso de Engenharia Ambiental, com minicursos simultâneos sobre temas como geotecnia ambiental, modelagem de terreno para risco à inundação, levantamento com drone, modelagem da dinâmica da vegetação e geoprocessamento. Cada oficina conta com pré-requisitos específicos e será ministrada por profissionais da área.

Além das atividades presenciais, o evento contará com o Circuito Virtual TechMARIAS, que será realizado nos dias 12, 22 e 29 de novembro. As palestras online terão a participação de egressas do curso que atualmente desenvolvem suas carreiras fora do Brasil. Entre as convidadas estão Natália Duarte e Samara Gonçalves, que atuam em Portugal, e Laís Alberto, que vive na Inglaterra. Os encontros ocorrerão em horários variados, às 10h, 14h e 15h, com transmissões abertas ao público.

* * *
Texto e Foto: Marta França
Edição: Hugo Bispo
Ascom/UFPB