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UFPB promove minicurso sobre literatura e pensamento decolonial

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto de extensão “Letramento Literário: Literatura e Decolonialidade”, promove o minicurso “Entre Fronteiras e Raízes: o poder da literatura decolonial”, um espaço de reflexão e diálogo sobre as múltiplas formas de expressão literária que rompem com paradigmas eurocêntricos e evidenciam vozes historicamente silenciadas.
Voltado para a comunidade acadêmica e o público em geral, o minicurso tem como objetivo compreender e promover o pensamento crítico acerca das produções literárias decoloniais, explorando obras de autoras e autores que reconfiguram identidades, territórios e modos de existir por meio da palavra. Ao longo dos encontros, serão abordados conceitos fundamentais do pensamento decolonial e analisados exemplos de obras que propõem novas perspectivas sobre cultura, linguagem e poder.
As atividades terão início no dia 5 de novembro e ocorrerão semanalmente até o dia 26 de novembro, sempre às 18h30, em formato online, via Google Meet. O minicurso contará com quatro encontros e é organizado pelo Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC), em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB.
As inscrições estão abertas até o dia 4 de novembro de 2025, e podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SigEventos) da UFPB.
Sobre o projeto de extensão
O projeto “Letramento Literário: Literatura e Decolonialidade” propõe analisar o texto literário a partir de uma postura crítica e reflexiva, com o intuito de formar leitores capazes de atuar como multiplicadores em seus contextos sociais, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.
Nessa perspectiva, o projeto adota o conceito de letramento literário, compreendido como um processo de interação ativa entre leitor e obra, no qual o leitor questiona, constrói sentidos e reflete sobre sua posição na sociedade. O corpus de estudo se apoia em obras do período decolonial, que permitem reflexões sobre processos de independência e (re)construção identitária, presentes nas memórias individuais e coletivas dos povos latino-americanos e africanos.
A fundamentação teórica do projeto baseia-se em autores como Olivier Pétré-Grenouilleau, Stuart Hall, Chimamanda Ngozi Adichie e Catherine Walsh, cujos trabalhos contribuem para a compreensão dos conceitos de letramento literário, educação decolonial e decolonialismo.
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Texto: Marcel Vieira
Foto: Freepik
Ascom/UFPB
