Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de pesar da Genética Médica - Professor José Arnaldo Tavares de Melo

Nota de pesar da Genética Médica - Professor José Arnaldo Tavares de Melo

publicado: 19/08/2022 09h10, última modificação: 19/08/2022 09h10

Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Professor José Arnaldo Tavares de Melo, conhecido pelos amigos e colegas como “Zézinho”, filho do saudoso Professor Arnaldo Tavares, do qual herdou muitas qualidades, e irmão da Professora Tereza Helena Tavares Maurício, todos os três pioneiros da Genética Humana e Médica da UFPB e da Paraíba.

Professor José Arnaldo fez o Mestrado e o Doutorado na USP, no Campus de Ribeirão Preto, na época um dos centros pioneiros na formação de médicos geneticistas no Brasil, fez o Pós-Doutorado nos Estados Unidos. Os seus principais trabalhos acadêmicos foram na área de Citogenética Clínica, sendo responsável, por um período, pela Citogenética do antigo Laboratório de Genética Médica do HULW-UFPB. Após sua aposentadoria da UFPB reavivou o interesse pela Clínica Médica e Saúde Pública, trabalhou no “Hospital Padre Zé”, na África e em várias cidades do interior.

Professor José Arnaldo possuía uma inteligência muito aguçada e inquieta também. Tinha uma facilidade extraordinária para estabelecer relacionamentos humanos. Muito comunicativo, possuía uma prosa eclética e cativante, gostava de relatar casos inusitados, alguns tendo ele próprio como protagonista.

Professor José Arnaldo foi portador de uma personalidade muito peculiar que resistia ser enquadrada nos padrões comuns. A sua trajetória de vida além de revelar uma vocação médica genuína deixava transparecer uma busca incessante.

Professor José Arnaldo deixou para os seus familiares, amigos, colegas, alunos e pacientes lembranças muito afetuosas e saudosas.

Em nome dos colegas geneticistas, dos colegas do Departamento de Pediatria e Genética do CCM-UFPB, dos alunos e pacientes e no meu próprio nome, desejamos a todos os seus familiares o conforto pela sua ausência que só Deus pode oferecer.

Prof. Henrique Gil da Silva Nunesmaia

DPG-CCM-UFPB