Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DPS aprova projetos de pesquisa em edital internacional

DPS aprova projetos de pesquisa em edital internacional

Termo de parceria foi assinado em 19/3, em solenidade com a presença do governador da Paraíba e da reitora da UFPB
publicado: 02/04/2018 16h26, última modificação: 02/04/2018 16h26

Uma equipe de professores do Departamento de Promoção da Saúde (DPS) aprovou dois projetos de pesquisa na chamada pública para finaciamento do Health Systems Research Networks “Pesquisa em Parceria entre o Reino Unido e Brasil em Sistemas de Saúde”, iniciativa do Medical Research Council (MRC) do Newton Fund Programme, em parceria com o Conselho Nacional da Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no Brasil.

O Edital teve o resultado divulgado em 19/2 e, dentre os cerca de 40 projetos apresentados por instituições de pesquisas desses países, apenas oito deles foram aprovados, sendo dois deles coordenados por professores do DPS.

O primeiro, “Avaliando o impacto Programa Mais Médicos no Brasil”, é coordenado na Paraíba por Ricardo Soares e conta com a participação de Felipe Proenço e Tiago Salessi, todos do DPS, além de Felipe Santos, pesquisador da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba. A pesquisa terá como parceiros o Imperial College, no Reino Unido, e a Universidade de Brasília, no Brasil.

O segundo projeto, “Análise do efeito do programa nacional de pagamento por performance (PMAQ) nas desigualdades do financiamento e nos desfechos da atenção básica no Brasil”, é coordenado pelo professor Luciano Gomes e conta com a participação de Juliana Sampaio, André Bonifácio, ambos do DPS, além de uma colega da odontologia da UFPB, Ana Maria Valença, e outro da UFCG, Francisco Sales. A pesquisa terá como parceiros a London School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido, e a Universidade de Brasília e a Fiocruz-PE, no Brasil.

Os dois projetos captaram, ao todo, mais de 600 mil libras ea assinatura do termo de cooperação se deu em 19/3, em cerimônia no Palácio da Redenção, que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, da reitora da UFPB, Margareth Diniz, do presidente da Fapesq, Claudio Furtado, do vice-presidente do CNPQ e outras autoridades da área da pesquisa.