Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino > Ensino > Laboratório de Habilidades Clínicas

Laboratório de Habilidades Clínicas

por danielrocha publicado 28/03/2017 13h08, última modificação 03/07/2018 13h41

O Laboratório de Habilidades Clínicas (LHC) do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus I foi criado para atender as necessidades atuais da formação médica nesta instituição, situando-se no primeiro andar do Centro. Este laboratório caracteriza-se como um cenário importantíssimo para o desenvolvimento de competências clínicas básicas, bem como éticas e humanísticas.

A infraestrutura do laboratório de Habilidades contempla uma sala com equipamentos de alta tecnologia; estações de treinamento; manequins computadorizados com sistema de comunicação avançados que simulam pacientes; assim como materiais e peças que simulam a realidade.

O objetivo geral do laboratório consiste no treinamento de habilidades técnicas, comportamentais e de simulações com diversos cenários, inclusive a simulação de emergências clínicas. Como objetivos específicos, citam-se:

- Possibilitar aos alunos de graduação, treinamento para identificação dos principais achados do exame clínico normal e patológico, permitindo o desenvolvimento de habilidades que os auxiliam na realização do exame clínico semiológico em indivíduos normais e em pacientes.
- Favorecer o desenvolvimento de habilidades específicas, no intuito de capacitar o estudante para a prática hospitalar, com o aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos, levando-o a manusearem materiais e a familiarizar-se com os passos da execução;
- Auxiliar o aluno no processo da assimilação de técnicas específicas que serão desenvolvidas junto aos pacientes;
- Fornecer ambiente adequado para o desenvolvimento de Pesquisa, Ensino e Extensão e possibilitar a realização de cursos de formação e simpósios.

Catálogo de Materiais do Laboratório por Área - atualizado (2018).

Regimento Interno do Laboratório de Habilidades Clínicas.

Contatos: