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Ficha catalográfica

por Elmo publicado 30/03/2017 17h17, última modificação 30/03/2021 09h47
Informações sobre elaboração da Ficha Catalográfica

Logotipo UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS BIBLIOTECA SETORIAL

 

SOLICITAÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA

 

               Conforme estabelecido pela Biblioteca Central da UFPB, mediante INFORME Nº 1/2020 - Dir-BC emitido em 21 de agosto de 2020, as fichas catalográficas passam a ser solicitadas pelo aluno via formulário eletrônico disponibilizado no menu Biblioteca do SIGAA. Para que a solicitação seja apreciada e validada pelos bibliotecários da referida biblioteca que atenda ao curso de graduação do discente solicitante da ficha. De acordo com o INFORME Nº 2/2020 de 25 de Agosto de 2020 - Dir-BC, o prazo para atendimento da demanda de ficha catalográfica cadastrada pelo aluno é de até 03 (três) dias úteis a contar da data da solicitação.

               Lembramos que a ficha catalográfica será elaborada automaticamente, de acordo com os padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), em arquivo PDF, disponibilizado para download.

 

ATENÇÃO! 

⇨O discente não deve encerrar o vínculo​ antes de gerar sua ficha catalográfica.​        

⇨A ficha deverá ser impressa no verso da folha de rosto dos trabalhos finais.

 

Passo a passo para solicitar a ficha catalográfica:

 

1ºPASSO

 Imagem 1- Login no sigaa

Ficha Catalografica 1

 Fonte: SIGAA, 2020.

 

2º PASSO 

 Imagem 2 - Módulo Biblioteca > Ficha Catalográfica

Ficha Catalografica 2 

 Fonte: SIGAA, 2020.

 

 

3ºPASSO

Imagem 3 - Minhas Fichas Catalográficas

Ficha Catalografica 3 

 Fonte: SIGAA, 2020.

4ºPASSO

 Imagem 4 - Primeira etapa do preenchimento

 

  Fonte: SIGAA, 2020.​

 

 

             

 

 

 

 

 Fonte: SIGAA, 2020.

 

               Na primeira etapa do preenchimento da solicitação da ficha catalográfica, é necessário: selecionar a biblioteca, que no caso será “Biblioteca Setorial do CCM”; em seguida o Tipo de Obra, que sempre​ será “TCC Graduação”; inserir o arquivo em PDF da versão final do TCC. É necessário inserir o arquivo completo e finalizado, com todas as correções e alterações realizadas após a apresentação do TCC para a banca examinadora. 

 

5º PASSO

  Imagem 5 - Segunda etapa do preenchimento

Ficha Catalografica 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: SIGAA,2020.

 

                 Dando prosseguimento a segunda etapa, é necessário inserir o título do TCC. O mesmo deve começar com apenas a primeira letra maiúscula, e as demais minúsculas, de acordo com o português culto conforme o exemplo na imagem 5. Caso no título do TCC haja nomes próprios de pessoas, locais, órgãos e/ou instituições, deve-se também seguir o padrão do português culto (Ex: Universidade Federal da Paraíba - primeira letra de cada palavra, em maiúsculo).

               O nome do autor deve ser escrito conforme o exemplo da imagem 5, primeiro deve ser colocado o último sobrenome, e depois o nome. Caso o nome apresente algum grau de parentesco como “Júnior”, “Neto”, “Segundo” etc., ficará na forma “último sobrenome + grau de parentesco” (Ex: Silva Neto, André Domingos da).

               Para inserir o número de Cutter é só clicar na setinha azul do lado da caixa correspondente. Você será direcionado à uma tabela já cadastrada no formulário, onde aparecerá em negrito o código referente ao nome do autor. É só selecionar, e automaticamente retornará para o formulário. O campo referente ao Cutter somente vai estar disponível se os dois campos anteriores (título e nome do autor) estiverem preenchidos.

               No próximo campo é necessário inserir a quantidade de páginas que o TCC contém (número de página da última folha numerada do trabalho). Se o TCC tem ilustração (imagem, figura, desenho, gráficos, tabelas e quadros ) selecione o próximo campo. Caso não tenha, não marcar​ a opção.​

               Informe o nome do(a) orientador(a) do TCC, da forma como ilustrado na imagem 5. Prevalecem as mesmas orientações que foram dadas para o item autor. Caso o TCC tenha coorientador, é só clicar no sinal “+” ao lado da palavra “coorientador” e inserir o nome, com a mesma orientação mencionada no item autor. 

               Por fim é necessário inserir a sigla da Universidade (UFPB), do Centro de Ensino (CCM) e as palavras-chave do trabalho (as mesmas que foram colocadas no resumo). Vale salientar que, caso o termo seja composto, apenas a primeira letra é maiúscula, e as demais, inclusive da segunda palavra que compõe o termo, são minúsculas. Para acrescentar as demais palavras-chave, é só clicar no “+” e adicionar os campos. Preenchidos todos os dados, clicar em “Cadastrar Solicitação”. A tela da confirmação da sua solicitação vai aparecer conforme a imagem 6. 

 

Imagem 6 -  Tela final de confirmação da solicitação

 Ficha Catalografica 6

 Fonte: SIGAA, 2020.

 

Conforme já mencionado, em até 03 (três) dias úteis a sua solicitação será atendida. 

Quando a solicitação for analisada e validada por um bibliotecário a situação vai mudar para “Atendido” conforme imagem 7 na próxima página. 

 

Imagem 7 - Solicitação atendida

Ficha Catalografica 7 

 Fonte:SIGAA, 2020.

 

Para ter acesso a opção de download da ficha catalográfica basta clicar na lupa ao lado do nome “Atendido”. 

 

 Imagem 8 - Download / Impressão da ficha catalográfica

Ficha Catalografica 8

Fonte: SIGAA, 2020.

Equipe Técnica Biblioteca CCM